Presente

Os artistas que representam o caminhar da EMBAP

Estela Sandrini

Sem Título
Estela Sandrini
Pintura mista sobre eucatex
87 x 63 cm

1989

 

Canto
Estela Sandrini
Óleo sobre tela
125 x 85 cm

1993

aspas abertas

A academia contribuiu para o conhecimento. Na época que eu estudei na Escola de Belas Artes nós tiramos disciplinas direcionadas: desenho, escultura, pintura e gravura. (...) Era muito livre! De academia, mais parecia... era uma uma grande casa que se falava em arte, se discutia Arte.

- Teca Sandrini

Comentários de Teca Sandrini:
A importância do conhecimento acadêmico adquirido na Belas Artes.

Comentários de Teca Sandrini:
Como era o dia a dia na Belas Artes

aspas abertas

Não existia rotina! (...) Eu posso dizer que eu aprendi a conviver com as pessoas, a ver os artistas de mais idade junto conosco. Na simplicidade que eles eram, todos muito simples. Nenhum deles era pedante, nem se consideravam melhores.  Era a simplicidade no fazer, a simplicidade relacionamento.

- Teca Sandrini

Fernando Velloso

Diálogo de formas solenes 2 
Fernando Velloso
Técnica mista, pintura e colagem sobre
tela envernizada
100 x 81 cm

2005

 

Comentários de Fernando Velloso:
Sua formação como artista.

aspas abertas

Nós da primeira turma da Escola reunimos um pequeno grupo dos alunos inscritos naquele primeiro ano que se tornaram discípulos do [Guido] Viaro, portanto discípulos da anti academia, na quebra de limites, quebra de fronteiras, quebra de coisas instituídas como definitivas.

- Fernando Velloso

As imagens das obras de Leonor Bottei, Lange de Morretes, Teca Sandrini e Fernando Velloso foram fotografadas por Rafael Schultz Myczkowski e Karin Jeanine Cavalcante; elas pertecem à Reserva Técnica do Acervo da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, campus Curitiba I da UNESPAR.

 

As imagens das obras de Diego A. Fonseca e Tatiane Oleinik foram fotografadas, filmadas e fornecidas pelos artistas.

 

As imagens de perfil dos artistas foram recuperadas de: 1 - Leonor Botteri <https://www.clubecuritibano.com.br/arte/retrato/>, 2 - Lange de Morretes <http://www.museuparanaense.pr.gov.br/Galeria-de-Imagens/Exposicao-Arte-e-Ciencia-entrelacadas-Frederico-Lange-de-Morretes>, 3 - Estela Sandrini <https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/sobretudo/teca-sandrini-e-a-nova-coordenadora-do-mon/>, 4 - Fernando Velloso < https://www.revistaideias.com.br/2019/05/20/fernando-velloso-um-desbravador/>, 5 - Tatiane Oleinik <arquivo pessoal cedido pelo artista>, 6 - Diego A. Fonseca <arquivo pessoal cedido pelo artista>