Transcrição de áudio

Entrevista de Estela Sandrini para a Exposição Belos Caminhos em 2021 – Turma de Museologia – EMBAP/UNESPAR.

Agradeço a turma de Museologia por essa oportunidade de falar sobre o acervo da escola, e das obras que estão no acervo. 

 

Quando eu voltei dos Estados Unidos em 1990, que comecei dar aula na Escola de Belas Artes, o acervo estava embaixo de uma escada, no primeiro corredor em frente da Cantina na época que a escola era toda de madeira. E aquilo era guardado pela Dona Zulmira, que era guardiã da escola com muito cuidado. Claro que não de uma forma que se guarda um acervo, mas ela trancava aquelas obras, acreditando que um dia aquilo seria importante.

 

Passaram alguns anos, acho que em 1992, a secretaria de cultura mandou uma funcionária, a Eleonora Gutierrez, para iniciar e cuidar do acervo. E com isso a gente fez uma campanha sobre a…, para os professores doarem obras.

 

Hoje eu vejo o acervo tão bem cuidado pela Ana [Thomé] e restaurado pelo Allan [Hanke], que eu acredito que eu tenho orgulho de estar nesse acervo. É um acervo que conta história da escola, não tem muitas vezes... não tem obras importantes, mas tem obras históricas. E conta a história dos artistas e dos professores. 

 

Fazer parte de um acervo de um museu é o que mais pesa dentro de um currículo de artista. Com a experiência que eu tive no museu Oscar Niemeyer eu percebia que muitos artistas.. eles frequentavam a Bienal, trabalhavam em grandes movimentos e dentro dos museus eles não tinham obra.

 

Eles muitas vezes iam ao Museu Oscar Niemeyer para fazer uma exposição e ter uma obra dentro do acervo. Eu acho que isso foi uma coisa assim que mostra quantos artistas acreditam que os acervos de museus e grandes instituições é necessário.

 

É tão importante participar desses acervos que hoje vocês estão trabalhando no curso de Museologia para que todos esses acervos dos museus sejam respeitados e tratados com cuidado tão necessário, acreditando na História da Arte.

 

Os acervos do Paraná estão em alguns museus, mas necessitando que eles tenham uma política de acervo. Que cada museu tem a sua... seu acervo conforme a missão do museu.

Museu Paranaense é um Museu Histórico, o Museu de Arte Contemporânea é um Museu de Arte Contemporânea, o Museu Oscar Niemeyer deveria ter um acervo de Design, Arquitetura e Urbanismo e das Artes Visuais. Acervo do MIS é todo ligado a Comunicação e a Imagem. Então eu acho que isso é um estudo necessário para quem faz Museologia. Estudar a política do acervo e rever sempre se esse acervo está sendo respeitado dentro dessa política.